Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Zoho Analytics: a ferramenta que lhe garante uma visão 360 da sua gestão organizacional

Categoria

Zoho

Partilhar

 O desafio de gerir uma organização em muito se prende na forma como os dados, das mais variadas formas e fontes, se conjugam para a definição estruturada de objetivos e metodologias. Dados organizados permitem a tomada e fundamentação de decisões baseadas em informações fidedignas e que representem a realidade dessa mesma organização.

Neste contexto, as aplicações de Business Intelligence têm ganho maior relevância e são cada vez mais procuradas por gestores. Estas aplicações garantem a captação e processamento de dados, tendo em consideração fontes internas ou externas, com o intuito de construir relatórios, gráficos e dashboards que, de uma forma objetiva, permitam a esses mesmos gestores reunirem num único local todas as informações necessárias para a tomada de decisões.

A transformação dos dados em informações relevantes pelas aplicações de Business Intelligence permite, assim, analisar o histórico passado do negócio, monitorizar o presente, mas também perspetivar o futuro, em muito devido à inteligência artificial, cada vez mais associada a este tipo de ferramentas.

Na LOBA, o nosso grande foco é a Experiência de Cliente e a melhoria contínua dos nossos serviços. Assim, utilizamos uma ferramenta de Business Intelligence não só a nível interno – que nos permite gerir as várias áreas da empresa, dos recursos humanos à gestão de negócios – mas também implementamos e damos formação a clientes de diversas áreas através de colaboradores certificados. A nossa expertise permite-nos trabalhar em parceria com o cliente, de forma a identificarmos informação que possa ser determinante na definição das estratégias para as suas organizações.

Assim, de um vasto conjunto de ferramentas, na LOBA optámos pelo Zoho Analytics, utilizado a nível mundial por mais de 500 mil negócios e 2 milhões de utilizadores. Esta ferramenta já gerou mais de 50 milhões de relatórios para marcas mundialmente conceituadas, como a Philips, Allianz ou HP, mas também negócios de pequenas e médias empresas, que cada vez mais investem neste tipo de soluções.

Na LOBA, identificamos a versatilidade como um dos pontos fortes do Zoho Analytics. A ferramenta permite recolher informação das mais diversas fontes, sejam elas internas (da própria Zoho), ou externas (alojadas em servidores, clouds ou outras aplicações). A recolha da informação pode, inclusive, ser feita através de tabelas com inserção manual de dados na própria aplicação.

Para além desta polivalência, consideramos que o Zoho Analytics conta ainda com outras vantagens que fazem dele uma ferramenta essencial à gestão 360º de uma organização:

  • criação de relatórios simplificada
  • KPIS e dashboards feitos a partir de um simples drag-and-drop
  • várias possibilidades de visualização da informação (gráficos)
  • possibilidade de criação e análise de informação dinâmica, com filtros e valores definidos pelos utilizadores
  • gestão da partilha de informação (interna e externamente à organização)
  • utilização de inteligência artificial na estruturação de informação

Destacamos a apresentação da informação em relatórios, gráficos e KPIs em 3 formatos distintos (dashboard, apresentação de slides ou na aplicação móvel), podendo ser facilmente partilhada entre utilizadores. É possível ainda comentar dados diretamente no dashboard e partilhar a informação com utilizadores externos à organização, mediante o acesso com password.

Mas, nada como um exemplo visual, como o que vemos abaixo, com um dashboard construído pela Zoho que faz o acompanhamento dos casos e situação da pandemia de Covid-19 (a nível global e por países):

Dashboard ZOHO com Casos de Covid-19 no Mundo

A ferramenta disponibiliza ainda outros exemplos na Galeria de Amostras, sendo possível ver fontes de dados que alimentam relatórios e, consequentemente, os dashboards. 

Necessita de uma solução de Business Intelligence que lhe permita ter uma visão global da informação da sua empresa? Contacte-nos!

ENGLISH VERSION

Zoho Analytics: the tool that guarantees a 360 view of your organizational management

The challenge of managing an organization is largely related to the way in which data, in the most varied forms and sources, comes together for the structured definition of objectives and methodologies. Organized data allows the reasoning and decision-making based on reliable information which represents the reality of that organization.

In this context, Business Intelligence applications have gained greater relevance and are increasingly sought after by managers. These applications guarantee the capture and the processing of data, taking into account internal or external sources, in order to build reports, graphs and dashboards that, in an objective way, allow these same managers to gather in one place all the information necessary for the decision-making.

The transformation of data into relevant information by Business Intelligence applications allows analyzing the past history of the business, monitoring the present, but also foreseeing the future, largely due to artificial intelligence, increasingly associated with this type of tools.

At LOBA, our main focus is the Customer Experience and the continuous improvement of our services. Thus, we use a Business Intelligence tool not only internally – which allows us to manage the various areas of the company, from human resources to business management – but we also implement and train customers in different areas through certified employees. Our expertise allows us to work in partnership with the client, in order to identify information that can be decisive in defining the strategies for their organizations.

In this way, from a vast set of tools, at LOBA we opted for Zoho Analytics, used worldwide by more than 500 thousand businesses and 2 million users. This tool has already generated more than 50 million reports for globally renowned brands, such as Philips, Allianz or HP, but also small and medium-sized businesses, which are increasingly investing in this type of solutions.

At LOBA, we identified versatility as one of the strengths of Zoho Analytics. The tool allows you to collect information from the most diverse sources, whether internal (from Zoho itself), or external (hosted on servers, clouds or other applications). The collection of information can even be done through tables with manual insertion of data in the application itself.

In addition to this versatility, we consider that Zoho Analytics also has other advantages that make it an essential tool for the 360º management of an organization:

  • simplified reporting
  • KPIS and dashboards made from a simple drag-and-drop
  • several possibilities of visualization of the information (graphs)
  • possibility of creating and analyzing dynamic information, with filters and values defined by users
  • management of information sharing (internally and externally to the organization)
  • use of artificial intelligence in structuring information

We highlight the presentation of information in reports, graphs and KPIs in 3 different formats (dashboard, slide show or in the mobile application), which can be easily shared between users. It is also possible to comment data directly on the dashboard and share the information with users external to the organization, through password access.

But, there’s nothing like a visual example, like the one we see below, with a dashboard built by Zoho that monitors the cases and situation of the Covid-19 pandemic (globally and by countries):

ZOHO Dashboard with Covid-19 Cases Worldwide

The tool also provides other examples in the Samples Gallery, making it possible to see data sources that feed reports and, consequently, dashboards.

Do you need a Business Intelligence solution that allows you to have a global view of your company’s information? 

Contact us!

Ver todos os posts