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Utilização da Inteligência artificial no CRM

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Salesforce

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A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no dia-a-dia do ser humano. Como consumidores, já estamos habituados a ela, nem que seja inadvertidamente. A Google, por exemplo, utiliza IA para preencher automaticamente as nossas pesquisas. Esta tecnologia é também utilizada pelo Facebook no seu feed de notícias ou até nas recomendações de produtos na Amazon

Como pode a IA ser utilizada num CRM?*

  • Inserção e procura de dados – A IA pode capturar e transcrever interações com o cliente através de emails, conversas telefónicas, chatbots;
  • Análise Sentimental – Com determinadas ferramentas, a IA permite perceber o estado emocional do cliente, conforme, por exemplo, as suas respostas numa chamada telefónica;
  • Integridade dos dados – A IA  detecta irregularidades ou duplicados que possam comprometer os dados do CRM;
  • Previsão do score de Leads – Ao analisar Negócios Perdidos VS Negócios Ganhos, a IA consegue prever uma tendência e assim atribuir um score a uma lead.
  • Recomendações específicas para Clientes – A IA tem a capacidade de gerar recomendações específicas para determinados clientes, por exemplo vendas personalizadas, ou marketing específico para determinadas alturas.

*Fonte: https://www.forbes.com/sites/falonfatemi/2019/08/10/5-ways-artificial-intelligence-is-transforming-crms/?sh=5e7174825354

Salesforce Einstein

Fonte – https://www.salesforce.com/products/einstein/overview/

O Salesforce Einstein é a inteligência artificial da plataforma Salesforce e a primeira em plataformas CRM. Tem maioritariamente impacto nas clouds de Sales, Service, App, Platform e Marketing.

As principais funcionalidades do Einstein passam por:

  • Descobrir: a equipa comercial ou de marketing tem novas ideias sobre os clientes de forma mais rápida e fácil.
  • Prever: a IA faz uma previsão e dá o resultado mais provável de uma série de interações com o cliente.
  • Recomendar: analisando o processo da venda até ao momento, a IA consegue recomendar o próximo passo mais indicado
  • Automatizar: quando alguns processos são repetidos frequentemente e com o mesmo resultado, essa tarefa pode ser automatizada pela IA.

Resumindo, a IA vem trazer ao mundo das vendas os benefícios da automatização de tarefas, sugestões de negócios a decorrer, assim como quais as melhores ações a tomar em cada negócio.


Na LOBA, damos importância às tecnologias atuais e a nossa prioridade é que o cliente tenha sempre um serviço de qualidade. Com a solução Salesforce conseguimos garantir o CRM líder de mercado, que permite gerir todo o fluxo de vendas – de leads até negócios fechados, acrescentando todos os benefícios que a IA vem trazer aos negócios dos nossos clientes.

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