Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Setembro traz mais três novos Projetos Europeus para a LOBA 

Categoria

LOBA

Partilhar

Fomos recentemente escolhidos para liderar a comunicação de mais três projetos promovidos e financiados pela Comissão Europeia, num total de 18,8 milhões de euros. Os projetos ICARUS, AI4MEDIA e CONNECT terão o seu arranque oficial em setembro deste ano, e a reunião de lançamento deverá decorrer remotamente, face à crise mundial do coronavírus.

O projeto ICARUS pretende responder a desafios emergentes de segurança urbana com que a Europa se depara (como radicalismo, tráfico e crime organizado, delinquência juvenil e espaços públicos), reunindo as melhores e comprovadas abordagens de policiamento dos últimos 30 anos. Este trabalho inicial permitirá desenvolver uma série de ferramentas que irão apoiar os atores da segurança urbana na prevenção e mitigação destes crimes. Para além da LOBA, fazem ainda parte deste consórcio 18 outras organizações, onde se destaca a também portuguesa Polícia Municipal de Lisboa.

Já o AI4MEDIA focar-se-á nos desafios, riscos e oportunidades advindos do uso da inteligência artificial por parte dos meios de comunicação social. O consórcio do projeto é formado por 30 organizações europeias: 9 universidades, 9 centros de investigação e 12 indústrias dos media e das TIC, onde se destaca a reconhecida RAI-Radiotelevisione Italiana e as gigantes multinacionais IBM e Fraunhofer. Os membros do consórcio pretendem assim desenvolver a próxima geração de avanços em inteligência artificial que irão servir o sector dos media. A LOBA é o único integrante português do consórcio.

Por último, o projeto CONNECT pretende apoiar as escolas europeias a adotarem uma abordagem de educação aberta de forma a fomentar nos jovens o interesse em seguir carreira nas áreas da matemática, engenharia, ciência e tecnologia. A LOBA faz parte deste consórcio que integra 9 outras organizações, não apenas europeias, mas também duas brasileiras.

Estes novos projetos europeus de inovação e investigação juntam-se à nossa lista, que conta já com 25 projetos deste género em carteira desde 2010. Temos sido reconhecidos a nível Europeu pelo nosso envolvimento em iniciativas financiadas pela Comissão Europeia (não só a nível da comunicação, mas também nas áreas da coordenação, consultoria, organização de eventos e desenvolvimento web), e ficámos, em 2019, no top 5 das PME portuguesas com mais projetos europeus de investigação e inovação atribuídos. A par disto, temos tido uma elevada taxa de sucesso (20%) nas candidaturas a projetos deste tipo.

Ver todos os posts