Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

LOBA co-organiza conferência online gratuita sobre o impacto da indústria 4.0 no mercado de trabalho

Categoria

Projetos Europeus

Partilhar

A conferência LABOURTECH 2021- Industry 4.0 technologies and its impact on the labour market decorre no dia 10 de fevereiro das 9h às 12h30 (online). Trata-se da conferência final do HubIt, projeto financiado pela União Europeia cuja comunicação esteve a cargo da LOBA. Da organização do evento faz também parte o Instituto Politécnico do Porto.

Os avanços tecnológicos podem trazer vários benefícios para a sociedade, com um impacto significativo na forma como comunicamos, trabalhamos e vivemos. Estes avanços trouxeram-nos até à quarta revolução industrial (ou Indústria 4.0), na qual tecnologias como a comunicação de larga escala Machine-to-Machine (M2M), a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI) e a automação impactaram fortemente o mercado de trabalho, tornando-nos mais eficientes, produtivos e rentáveis. Mas, será que estas tecnologias podem tornar os humanos dispensáveis? Será que levam a um aumento no controlo da performance dos colaboradores? Como é que elas podem afetar o processo de tomada de decisão numa organização?

Durante a LABOURTECH 2021 será feito o retrato dos impactos positivos e negativos destas tecnologias no mercado, bem como do papel da Inovação Responsável na Indústria 4.0, tendo como pano de fundo o know-how e resultados do projeto HubIT nos seus 30 meses de duração.

De forma a gerar uma discussão proveitosa e esclarecedora, a conferência reúne oradores de renome com backgrounds distintos. Entre os nomes sonantes contam-se os de Árpád Ráb, futurista e antropólogo cultural da Universidade Corvinus de Budapeste (Hungria), Rui Tocha, diretor geral do CENTIMFE (Portugal), Marco Wedel, cientista político da Universidade Técnica de Berlim, e Marta Arniani, fundadora do Futurible e especialista em impacto da tecnologia (França). 

Qualquer pessoa pode participar através de um registo online gratuito. Os participantes terão a oportunidade de colocar questões durante a sessão e até mesmo interagir e fazer networking com outros participantes. 

Ver todos os posts