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Marketing DigitalCom o passar dos anos, novos desenvolvimentos tecnológicos vão surgindo mudando os limites dos negócios, e trabalhar para tirar proveito das novas oportunidades pode ser um desafio no marketing digital. Uma dessas transformações no mercado foi causada pelo aparecimento da tecnologia de pesquisa por voz e o seu efeito no uso da Internet.
Os efeitos da voz no SEO
A voz está a transformar a nossa abordagem à tecnologia e à Internet, e na LOBA estamos atentos às otimizações necessárias, adaptamo-nos a estes mecanismos de pesquisa e agora, partilhamos o que aprendemos:
Linguagem natural
Com os sistemas de reconhecimento de voz cada vez mais aprimorados e confiáveis, a tecnologia de voz está preparada para acompanhar o uso comum da linguagem, para que as pessoas possam dar comandos como se estivessem a falar com um humano.
Comprimento das palavras-chave
As estratégias de SEO têm de ser ajustadas usando mais palavras – chave Long Tail, com o benefício adicional de que quanto mais longas as frases-chave, maior a probabilidade de conversão p.e. pesquisar por “mobília” será de certo uma palavra com muita procura e provavelmente o website não constará nos primeiros resultados, mas se utilizarmos “mobília de quarto em carvalho” vai fazer com que a probabilidade de alcançar quem procura por este tipo de produto seja maior.
Palavras interrogativas
As pesquisas por voz incluem com mais frequência as palavras de pergunta quem, quais, quando, onde e como, mas também substantivos e adjetivos-chave como novo, fácil, tipos, entre outros, que geralmente são omitidas nas pesquisas por escrito. É fundamental garantir que a Estratégia de Conteúdo SEO forneça respostas precisas e relevantes para as consultas de pesquisa por voz e distinguir entre perguntas simples e aquelas que exigem respostas mais abrangentes. As consultas que podem ser respondidas com respostas muito curtas normalmente não geram tráfego para um site, porque o Google geralmente fornece as informações necessárias por meio de snippets de pesquisa em destaque.
Pesquisa semântica
Ao contrário das pesquisas lexicais que procuram correspondências literais de palavras-chave, as pesquisas semânticas tentam encontrar o significado pretendido pelo utilizador no contexto dos termos usados. Esta interpretação pode ser auxiliada pelo histórico de pesquisa do utilizador, pelo histórico global de pesquisa, pela localização e pela palavra-chave.
Pesquisa local
A tecnologia de voz reforçou o uso da pesquisa local. Os consumidores têm uma probabilidade maior de pesquisar localmente ao pesquisar por voz. Isto permite que os consumidores encontrem empresas locais usando a pesquisa por voz e utilizem a tecnologia por voz para encontrar informações sobre empresas locais no seu dia-a-dia.
Adaptação à pesquisa por voz
Com a tecnologia de voz a impactar o SEO de várias maneiras, apresentamos algumas etapas recomendadas para se adaptarem adequadamente.
- O Google Voice prioriza sites de carregamento rápido, imagens otimizadas, o tempo de resposta reduzido e claro, o site responsivo.
- O conteúdo deve ser otimizado com palavras-chave long tail que reflitam pesquisas populares usadas na pesquisa por voz. É importante o uso de linguagem “natural”.
- Os dados estruturados e os Schema Markups fornecem mais informações sobre uma marca e direcionam tráfego. Ajudam também as páginas a aparecerem em rich snippets, o que aumenta as hipóteses de estar nos primeiros resultados nas pesquisas por voz.
- As informações locais da marca devem ser fornecidas para atender ao aumento do volume de pesquisas de empresas locais com voz – o uso do Google My Business é altamente recomendável.
- Aumentar a autoridade do domínio ajuda nas classificações de pesquisa – que pode ser melhorado com uma estratégia de link building de qualidade.
O impacto da tecnologia de voz no SEO é certa. Dado o enorme aumento na adoção e uso da voz, o impacto nas empresas será considerável. As marcas que podem antecipar e ficar à frente das mudanças antes que elas ocorram irão certamente colher os benefícios nos próximos anos.
E o seu website? Está preparado para este avanço tecnológico?