Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Atingir novos patamares com a LOBA e Salesforce Marketing Cloud

Categoria

Salesforce

Partilhar

Já imaginou se pudesse receber um e-mail que foi enviado para milhares de pessoas, mas que parece que foi mesmo escrito para si? Com o Salesforce Marketing Cloud, na LOBA temos criado centenas de campanhas personalizadas que ajudam o negócio dos nossos clientes a obter mais e melhores resultados. 

O Salesforce Marketing Cloud é uma ferramenta que adotámos na LOBA e que lhe permite conhecer melhor os seus clientes, fazendo-lhes chegar a mensagem certa, no momento certo. Através da criação de campanhas personalizadas one-to-one e o acompanhamento da interação do seu cliente com a informação que lhe é apresentada, pode aumentar significativamente o seu volume de negócios.

O Marketing Cloud é uma ferramenta que está em constante evolução, sendo introduzidas regularmente novas funcionalidades. De momento, divide-se nestas cinco áreas: Email, Social, Mobile, Web e Publicidade.

● O Email Studio permite criar emails personalizados para usar em campanhas.

● O Social Studio permite a interação com os clientes através das redes sociais.

● O Mobile Studio permite que os SMS e as notificações sejam personalizadas e específicas para cada cliente.

● O Web Studio permite a criação de landing pages para que os clientes tenham mais informações sobre a marca em causa.

● O Advertising Studio permite a criação de anúncios específicos para as várias redes sociais.


Através de campanhas e jornadas (todas as interações dos clientes com as marcas, produtos ou serviços de uma empresa, em todos os pontos de contacto e canais) poderá obter um relatório detalhado sobre as escolhas e preferências do seu cliente.

É a própria Salesforce que nos diz que “entre aqueles que adotaram jornadas do cliente, mais de dois terços concordam que elas surtiram um impacto positivo nos negócios. (…) uma estratégia de jornada do cliente colabora para melhorar tudo o que o profissional de marketing deseja”.

O Conteúdo Dinâmico em Salesforce Marketing Cloud

O conteúdo dinâmico (ou dynamic content) é uma das chaves para o sucesso da plataforma Salesforce Marketing Cloud. É graças a ele que, através da definição de atributos para o conteúdo, este se torna personalizado para cada recetor. 

Um exemplo simples de um caso da LOBA é o de uma newsletter que enviámos com recurso a conteúdo dinâmico, em que, na respetiva data de aniversário, as mulheres de uma base de dados receberam um email personalizado e os homens receberam outro. 

Um Caso de Sucesso de Marketing Automation na LOBA

A LOBA tem vindo a trabalhar com vários clientes com a ferramenta Salesforce Marketing Cloud, sobretudo com as ferramentas Email e Mobile Studio (Marketing Automation).

Contamos, em particular, com um cliente na área do mobiliário de luxo com o qual trabalhamos há cerca de um ano. Até agora, já construímos mais de 40 jornadas para as 12 sub-marcas deste cliente. 

De uma forma global, nos emails enviados temos obtido as seguintes métricas:

  • Taxa de entrega: 99%
  • Taxa de abertura: 18%
  • Taxa de cliques: 2%

O trabalho da LOBA tem sido particularmente diferenciador no caso da criação de uma jornada na qual conseguimos programar centenas de emails para clientes espalhados por 100 cidades em todo o mundo. Os e-mails foram programados e enviados de forma a que cada utilizador recebesse a mensagem no seu idioma.

Graças à equipa especializada em Salesforce da LOBA, utilizamos a linguagem proprietária da Salesforce AMPscript, que possui algumas vantagens face ao Conteúdo Dinâmico. Na LOBA, verificámos que a utilização desta linguagem no caso deste cliente nos trouxe elevados ganhos de tempo e performance na criação de jornadas. Para além disso, a manutenção da jornada por parte do cliente torna-se mais simplificada, não sendo necessário proceder a alterações no código.

Ainda não está convencido? Relembramos-lhe algumas das principais vantagens de que pode usufruir ao utilizar as ferramentas da Salesforce Marketing Cloud:

Vantagens no uso do Salesforce Marketing Cloud

Conhecimento sobre o cliente: O uso do Salesforce Marketing Cloud é vantajoso para quem pretende ter um conhecimento mais profundo sobre o cliente, pois liga os dados nos vários dispositivos à mesma plataforma, permitindo, assim, obter uma visão mais unificada sobre o cliente. 

Jornadas e o ROI: Existe um conhecimento mais aprofundado sobre as jornadas dos clientes, isto é, consegue-se controlar todas as interações que o cliente teve com a empresa (ex: abrir um email, carregar num link do site) o que facilita a elaboração de campanhas mais eficientes e com um maior ROI (Retorno sobre o investimento).

Custos e produtividade: O Marketing Cloud traz redução de custos e um aumento de produtividade, pois pode-se programar o envio de um email ou mensagem ou até mesmo escolher conteúdo dinâmico em e-mails, dependendo do público-alvo, com apenas um clique.

Comunicação com IA: Uma grande vantagem é a personalização da comunicação com o cliente através do uso da inteligência artificial com ajuda da plataforma Einstein. 

Graças a esta plataforma a ferramenta analisa, por exemplo, a que horas determinado utilizador abriu uma newsletter, e a partir daí, otimiza o envio dos próximos emails para essa pessoa à mesma hora. Outro exemplo é a possibilidade de ser feita uma análise das taxas de abertura dos emails e ser possível, a partir dessa informação, determinar se estamos a saturar a nossa base de dados com demasiados emails.

Impacto de uma jornada: Pode-se analisar o impacto de uma jornada ao longo do seu percurso nos vários canais e dispositivos através do uso do Google Analytics 360 ou Inteligência Artificial.


De forma a ter uma visão 360º sobre o cliente, é ainda possível conectar o Marketing Cloud às restantes clouds Salesforce: Sales, Service, Commerce e Community.

Quer saber mais sobre os produtos e iniciativas da Salesforce? Leia os nossos artigos de blog sobre esta temática: https://blog.loba.pt/category/salesforce/ 

Na LOBA somos parceiros Salesforce e oferecemos-lhe soluções para que possa estar mais próximo dos seus clientes, possibilitando assim uma melhor experiência enquanto reduz os custos e aumenta a produtividade do seu negócio.

Quer saber mais sobre a ferramenta Salesforce Marketing Cloud? 

Contacte-nos!

Ver todos os posts