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A importância de criar soluções personalizadas em Salesforce

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Salesforce

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A Salesforce oferece-nos uma plataforma muito completa e que proporciona aos clientes da LOBA uma boa experiência de utilização e permite obter excelentes resultados – mesmo que sejam apenas utilizadas as funcionalidades standard da plataforma. 

No seu núcleo, a Salesforce oferece à maior parte dos modelos de negócio relacionados com vendas uma base sólida onde sustentar todos processos: desde a angariação de Leads à criação de Oportunidades, Contas e Contatos e até à venda de um produto. Oferece também uma série de ferramentas que permitem criar automatismos, seja para atualização de registos, criação de notificações para os utilizadores ou mesmo o envio de emails automáticos.

Contudo, existem situações onde esta base não é o suficiente. Na LOBA estamos sempre atentos às necessidades que os nossos clientes possam ter devido às especificidades do seu modelo de negócio, e às quais nem sempre o complexo motor da plataforma consegue dar resposta.

Nestas situações é necessário criar algo mais personalizado, mais adaptado às necessidades dos nossos clientes, respeitando os procedimentos que estes usam regularmente e ajudando a poupar preciosos minutos no mundo das vendas. 

Proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de utilização das plataformas e os melhores resultados possíveis é a máxima prioridade para a LOBA. Assim, quando uma plataforma, do ponto de vista standard, não consegue dar resposta às necessidades dos clientes, contamos com uma equipa com competências para explorar alternativas ou, até, criar soluções de raiz.

Em primeiro lugar, no caso de Salesforce, tentamos sempre explorar opções standard e que, por serem recentes, ainda possam ser pouco exploradas. Caso essas opções sejam válidas, damos prioridade à sua implementação, uma vez que estas garantem uma menor interferência no modelo básico da plataforma. 

Caso esta abordagem não tenha resultados, procuramos então desenvolver uma solução à medida, analisando bem as necessidades do cliente. 

Em Salesforce, um exemplo comum é a unificação do processo da criação de uma encomenda na Oportunidade, a adição dos produtos e edição dos mesmos e, por fim, a sincronização ou não da mesma. 

De forma standard, este processo é feito trocando de página de registo, o que pode ser frustrante para alguns utilizadores.

Em conversa com diversos clientes conseguimos identificar uma necessidade comum e utilizando as ferramentas disponíveis (Aura Components, Visualforce Pages, Lightning Web Components) conseguimos desenvolver uma solução e oferecer, assim, uma melhor experiência.

A capacidade de ouvir e entender as necessidades dos nossos clientes e encontrar soluções que os deixem satisfeitos é de extrema importância para a LOBA. Para além disso, o desenvolvimento de soluções personalizadas permite à nossa equipa adquirir conhecimentos que, no futuro, lhes permitirão utilizar de forma ainda mais dinâmica estas plataformas.

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